16 de dez. de 2008

Diamant é o novo Campeão Brasileiro!


O jovem André Diamant, 18 anos, acaba de vencer o Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez ao empatar com Giovanni Vescovi na 11a rodada.
Além de ser o mais jovem é também o único não GM entre os 6 primeiros. Já tem 2 normas e, provavelmente, será em muito breve o nosso novo GM.
Parabéns ao campeão. O detalhe é que a posição em que empataram estava ganha para o Diamant. Como não sei como estavam os tempos e como o empate lhe bastava para o título talvez a decisão tenha sido correta. Porém quando se lembra como é difícil ganhar rating nesse nível...
E parabéns à excelente cobertura do IXC junto com a FGX que permitir am um acompanhamento on-line do torneio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Silvio,

Acompanhei através do blog do Krikor a turnê do quarteto brasileiro pela Europa e China. Mesmo sem conhecê-los pessoalmente, exceto o Fier, a gente torce muito por eles e com esta conquista do Diamant fica cada vez mais evidente que o Xadrez brasileiro está cada vez mais forte. Fica faltando agora somente alguma "explosão" de grandes proporções para a midia brasileira virar os holofotes para este esporte que é tão belo.

Muitas vezes fico pensando, por que o Brasil está participando das olimpiadas de xadrez, por que temos um grupo de brasileiros jogando pelo mundo a fora e no jornal nacional nem se toca no assunto. Entendo que o feito do Fier na China ficando em primeiro lugar na etapa classificatória no evento que teve lá esse ano, devería ser reportagem de um esporte espetacular.

Abraço

Edson