O jovem André Diamant, 18 anos, acaba de vencer o Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez ao empatar com Giovanni Vescovi na 11a rodada.
Além de ser o mais jovem é também o único não GM entre os 6 primeiros. Já tem 2 normas e, provavelmente, será em muito breve o nosso novo GM.
Parabéns ao campeão. O detalhe é que a posição em que empataram estava ganha para o Diamant. Como não sei como estavam os tempos e como o empate lhe bastava para o título talvez a decisão tenha sido correta. Porém quando se lembra como é difícil ganhar rating nesse nível...
E parabéns à excelente cobertura do IXC junto com a FGX que permitir am um acompanhamento on-line do torneio.
Um comentário:
Silvio,
Acompanhei através do blog do Krikor a turnê do quarteto brasileiro pela Europa e China. Mesmo sem conhecê-los pessoalmente, exceto o Fier, a gente torce muito por eles e com esta conquista do Diamant fica cada vez mais evidente que o Xadrez brasileiro está cada vez mais forte. Fica faltando agora somente alguma "explosão" de grandes proporções para a midia brasileira virar os holofotes para este esporte que é tão belo.
Muitas vezes fico pensando, por que o Brasil está participando das olimpiadas de xadrez, por que temos um grupo de brasileiros jogando pelo mundo a fora e no jornal nacional nem se toca no assunto. Entendo que o feito do Fier na China ficando em primeiro lugar na etapa classificatória no evento que teve lá esse ano, devería ser reportagem de um esporte espetacular.
Abraço
Edson
Postar um comentário