6 de jul. de 2009

Rápido de Itajaí


Sábado, 4 de julho foi realizada a 4a etapa do Circuito catarinense de xadrez rápido. Essa é uma modalidade que eu nunca fui muito fã (certamente pela falta de habilidade em jogar partidas rápidas). Para mim é como fast food: é gostoso na hora mas falta substância.

De qualquer forma muitas pérolas se perdem nesses torneios pela absoluta falta de registro. Ao terminar o torneio eu aconselho a quem conseguir que tente reproduzir suas partidas: com certeza vai encontrar muitas coisas boas pelo caminho.

Por outro lado muita gente que não tem tempo para jogar um torneio em 2 ou 3 dias tem oportunidade de participar de uma competição graças a esse formato que dura apenas um dia. É isso que faz dessa a modalidade mais popular.

O torneio em Itajaí, graças a uma razoável premiação (em comparação ao que temos hoje no Brasil para o xadrez), contou com uma seleta participação em seu grupo principal, sendo a principal a do MI Rodrigo Disconzi (que tem um excepcional blog sobre xadrez - quem não conhece deve visitar). Além dele havia o Charles Gauche, Haroldo Cunha, Alfeu Varella, os Bambino, e vários outros catarinenses que tornaram a disputa bastante acirrada.

O local foi o Clube Itamirim, na entrada de Itajaí. Local muito bonito, com um salão gigantesco que comportava com facilidade as mais de 200 pessoas que lá estavam. Não posso deixar de destacar que as mesas (redondas com 1,2 m de diâmetro) criavam uma dificuldade adicional às partidas: era mais fácil dar mate no meio do tabuleiro que na oitava fila (principalmente para quem tinha braços curtos).

A organização foi bastante eficiente no cumprimento do cronograma do torneio, que começou e terminou sem atraso. Parabéns à organização encabeçada pelo Kaiser.

Novamente faço um registro a respeito da divulgação: nesta época de internet (que é o principal veículo de propagação de notícias de xadrez) não é admissível que uma competição importante não tenha seus resultados publicados ao seu término. Imaginem um torneio de futebol em que o resultado de domingo só apareça na quarta-feira. Não precisa vir com detalhes, mas pelo menos trazer os principais resultados.

Seguem algumas de minhas partidas (que eu consegui lembrar), que podem ter algumas falhas na ordem dos lance mas que ainda assim achei interessantes.













Play chess online

Um comentário:

Masegui disse...

Silvio,

Muito boas as duas primeiras partidas. A terceira, com qualidade a mais... estas coisas acontecem!