8 de jan. de 2010

World Team Championship - 4th round

Mundial por Equipes - 4a rodada

Hoje é contra a Armenia. Particularmente eu prefiro ver o Brasil jogando contra essas superequipes. O prato do dia para o Giovanni é o Aronian. O Brasil segue com a equipe mais forte: Giovanni, Rafael, Fier e Milos que vem se mostrando muito bem no 4o tabuleiro.

Armenia 2,5 x1,5 Brasil
Aronian (2781) 1 x 0 Vescovi (2660)
Akopian (2678) o.5 x 0,5 Leitão (2620)
Sargissian (2680) 0,5 x 0,5 Fier (2601)
Pashkian (2647)0,5 x 0,5 Milos (2618)

O prato principal é Azerbaidjão
x Russia. Olhem só:
Gashimov x Grishuk
Radjabov x Jakovenko
Mamedjarov x Morozevich
Mamedov x Malakhov

As partidas podem ser acompanhadas ao vivo aqui.

And last but not least, vamos ver o que o Disconzi irá preparar pra gente em seu blog após a rodada.

Abrem-se as corti
nas e começa o espetáculo
Grishuk joga a variante do peão envenenado na Siciliana. As outras partidas também soltam faíscas.


Aronian sacrifica a qualidade. vai ficar com um ou dois peões a mais. Fier está um pouco inferior, Rafael e Milos estão equilibrados. No outro match falta algum lance na partida do Grishuk pois a sequencia dada mostra o Gashimov entregando a Dama por um peão.

13:45

Giovanni devolve a qualidade e segue com um peão a menos e posiçào inferior. Rafael está equilibrado. O Problema é seu peão de e3. Fier continua inferior já que não tem como defender o peão a mais e é difícil achar casas para as suas peças. Porém o peão branco de a5 pode virar um bom alvo.
Milos conseguiu uma boa vantagem posicional. bispo melhor, falta levar o cavalo para e5 (a3-b1-d2-f3-e5) para conseguir o controle da coluna e.
14:20
Fier empata. Giovanni, apurado no tempo, ainda tenta rsistir, Rafael, agora sem as torres tem mais chances e Milos segue apertando : já trocou os cavalos, tem uma torre em e5 e a dama paralizando a torre do adversário. Ainda tem muito pra espremer.

15:00 Giovanni perdeu, finalmente. Milos empatou e Rafael está numa posiçào dificil. Mas acho que empata.
Rafael empatou. Agora acabaram as pedreiras, isto é, faltam os americanos, os gregos,.. é tudo difícil. Nada de se enganar com o Egito e os outros menos votados. A partida entre o Gashimov x Grischuk foi corrigida. Nào tinha perdido a dama. Vale a pena olhar . O Rei preto ficou dançando por todo o tabuleiro (de e8 até b1). É, os bons tempos voltaram...

6 comentários:

Edson disse...

Pelas minhas contas Vescovi tá levando todas as porras de Negras. Foram elas contra Grischuk, Gelfand e hoje Aronian.

Hey, deixa o cara jogar umazinha de brancas também contra essas feras, pô !!!!

Alfeu Junior Varela Bueno disse...

Po, o Milos decepcionou de novo, do que ele tinha medo pra empatar algo melhor e como disse vc com muito pra espremer?? Vergonha deixar o Giovanni perdido e o Leitão ter que se virar pra ganhar e tentar só empatar o match enquanto ele tinha a melhor posição entre os brasileiros...

Silvio Cunha Pereira disse...

Quem sabe a rgra de Sofia2: é proibido oferecer empate nos últimos 30 lances...
Mas na posiçào final nào tinha muito que fazer. Era necessario achar algo antes de trocar tantas peças.

Silvio Cunha Pereira disse...

E, respondendo ao Edson, nò consta no site do torneio nada que diga sobre a composiçào fixa da equipe. Lá diz apenas que a lista dve ser apresentada até as 9 da manhã, caso contrário a equipe será definida com os 4 maiores rtings. Vou pesquisar melhor sobre isso.

Alfeu Junior Varela Bueno disse...

A regra de Sofia seria nos primeiros 30 creio né hehe Eu acredito que dava pra jogar muitooo aquela posição final ainda, não só porque o Rybka dá 0.63 de vantagem, mas por ter o peão passado, o Bispo da msm cor em q estão os peões adversários...
Enfim, eu não empataria nunca sem jogar bastante uma posição daquela com um adversário do meu nível, ainda mais com a equipe precisando do meu ponto.

Adriana Riess Karnal disse...

Vim aqui ver seu blog pq sou fã da Lola e meu maridão tbm joga xadrez..e,ah...eu tbm sou prof. de inglês...rsrsrs concidências.