11 de abr. de 2010

O despertar de um blog


Dois meses sem escrever nada por aqui! É como quando a gente acorda e dá a maior preguiça de levantar. Mais gente do que eu esperava me cobrando. Vamos ver se consigo engrenar de novo.

Pra começar um pouquinho de café requentado mas que ainda dá muito prazer: Charles Gauche, de Blumenau, é o novo Campeão Catarinense Absoluto e Lauriê Tournier, de Joinville, é a nova Campeã Estadual. Títulos merecidos.

O grande acontecimento do ano foi a presença de Ivanchuck em terras brasileiras, mais especificamente Caxias do Sul (RS) durante a festa da uva, participando de um torneio aberto de xadrez rápido que contou com a nata do xadrez nacional. O ucraniano venceu, empatado com Sandro Mareco, não sem antes ser carimbado por Milos para festa da torcida. Que venham novas iniciativas como essa.

Um fenômeno reaparece no país, agora em grande escala: jogadores deixam sua terra natal para disputar torneios em busca de rating e títulos internacionais. Isso sempre aconteceu mas hoje, com a internet, podemos acompanhar melhor essas aventuras. E os resultados saltam como pipoca. Jogadores deixam o país buscando torneios que dão norma mas também fazem o mesmo com relação aos seus estados e suas cidades atrás tambem de rating. Com uma alta taxa de sucesso.

Aqui em Fortaleza temos os exemplos de Matheus Ribeiro, revelação do magistral do Rio Grande Norte em fevereiro completando seu bloco FIDE. Um mes depois Leone Moreno termina o Aberto de Salvador empatado com A. Fier, garantindo o direito de participar da Semi-final do Brasileiro deste ano.

Alfeu Bueno, de Lages consegue o título de MF na Argentina. Lucio Amorim, de Joinville agora tem rating FIDE, após o aberto de S. José.

A maior torcida segue para a nova aventura do grupo de brasileiros na Europa (Krikor, Diamant e Pizzocaro). Em dois torneios tivemos dois grandes resultados: Diamant fatura o Aberto de La Roda, na Espanha e Krikor consegue a segunda norma de GM em Laguna.

Aqui no Brasil seguem os torneios: Aberto de Recife em 21 de maio.

E em junho o tão aguardado Aberto de Fortaleza com a participação de R. Leitão, A. Fier, Krikor M. eDarcy Lima. Isso a dois meses da competição. Sugiro a todos que comecem a pesquisar preços de voos para Fortaleza com bastante antecedência que vai sair bem mais barato. E aproveitem para visitar a bela Fortaleza.

3 comentários:

Janderson L. Cerqueira disse...

Que saudades de Fortaleza... passei a lua de mel em 2004 em Fortaleza, hj separado espero voltar, agora sozinho pra curtir ainda mais esse estado lindo d+. Abraços

Edson Dias disse...

Grande Silvio !!

Espero que você e a Lola estejam felizes em Fortaleza. Torço muito para o sucesso de vocês e que você encontre o melhor do xadrez nessa terra. Desejo também um excelente torneio no Aberto de Fortaleza. Vou acompanhar as notícias pela internet.
Forte Abraço
Edson

MI FRANCISCO TROIS disse...

Bom dia Silvio, escolheste bem Fortaleza para viver. Cidade que me traz excelentes recordações: Zonal de 1975 por exemplo. Se não fossem as diculdades da distância (e $)estaria participando do aberto em junho. Um abraço.
FRTTrois