5 de jun. de 2010

Aberto de Fortaleza - 2a e 3a rodadas

Continua a pleno vapor (não é uma alusão ao calor que faz aqui em Fortaleza) o torneio. Uma das sensações da rodada foi o empate (suado, segundo o MI) do Limp com o Marcius Brandão. Parabéns ao Marcius que se esforçou até o final para ganhar.

Minha segunda rodada foi contra o piauiense José Gomes que jogou uma francesa bem sólida trocando o peão de e4. Optei por manter as peças e me aproveitei da má colocação dos bispos para ganhar um peão.

Já na 3a rod saí com uma boa vantagem na abertura contra o maranhense Felipe Damous. Porém, lá pelo lance 20, comecei a atacar nas duas alas e a vantagem foi virando fumaça. Após 30...Bc8 ele não tem mais o que temer e talvez até esteja melhor, segundo o Rafael Leitão. No entanto, Felipe apostou suas fichas em um ataque conjunto de cavalos que levou o meu rei até g5 mas que só serviu para descoordenar suas peças. Após algumas trocas, ganhei um peão e acreditava ter um final fácil de ganhar. Ledo engano, como constatou o Rafael, que nos deu o prazer de participar das análises. Os planos para ganhar eram claros mas a execução era difícil. No final de torres, com pouquíssimo tempo para os dois, praticamente só os acréscimos de 30 segundos, finalmente ele cometeu uma imprecisão que permitiu aproximar o rei do meu peão passado. E ganhei.
Resultados e emparceiramentos aqui.



Play online chess

4 comentários:

lola aronovich disse...

Muito bonito a Torre tomando o bispo! Gostei, amor! Mais! Mais!

Edson disse...

Grande Silvio,

14.Bxh7+!! Kxh7 15.Txd5!!
Essa partida estarei incorporando em meus estudos do livro combinações do Seirawan. Lindíssima combinação que definiu imediatamente a partida.
Keep pushing !!!

Edson

Anônimo disse...

Bela combinação em h7. O torneio em si parece estar bastante interessante, pena que poucos jogadores comentem suas próprias partidas. Sou professor de xadrez escolar em Mauá/SP, costumo colocar algumas partidas analisadas (não por mim, faço a tradução das análises de GMs estrangeiros) se interessar aos leitores de seu blog:
http://fernandochessblog.zip.net
Bom restante de torneio!

Igor Palácio disse...

Mestre Sílvio, atualize seu blog. Quero ver as partidas finais. =)