17 de dez. de 2008

54 Catarinense Absoluto

4a rodada

Acyr Calçado( à direita nafoto junto com Disconzi). Forte jogador paranaense, morando em Curitiba(onde é o atual presidente do Clube de Xadrez de Curitiba, que, aliás promove mais um grande torneio aberto neste final de semana) e companheiro de quarto (assim como Disconzi). Excelente companheiro mas tem o péssimo habito de querer vencer os adversários. Nada de folga, portanto.
Após uma(algumas) indecisão(ões) na abertura deixei ele ganhar espaço e tomar conta do jogo. Ao ver a avalanche de peões vindo em minha direção só me restou contar com a natural avidez do ser humano pelos bens materiais. Sacrifiquei um peão para liberar minhas peças e conseguir algum contra-ataque com 24. Tac1. Tomar o peão de a2 era tentador demais. Porem isso fez com que ele se desviasse do plano principal levar o cavalo para d4) e consumisse muito tempo.
O bispo não corre perigo ainda mas já começam a surgir os fantasmas. A dama está sobrecarregada (defende a2, e7 a6). Melhor era Bf6 em vez de Bf8. Não tem nada ameaçado imediatamente mas existe uma necessidade de resolver a situação do Bispo em a2. Após 29. Dg4 as brancas já estão um pouco melhor.
Depois de 30....Dxb3, eu estava em dúvida se valia a pena jogar para ganhar com Cxg7 ou se era melhor jogar pelo empate com Ta3 e perpétuo com Ch6 e f7 (o fator tempo fazendo estrago de novo). Eu analisei 31.Nxg7 Kh8 32.Nf5 Qe6 e só vi que estava com vantagem. No "post mortem" achamos algumas linhas que talvez levassem ao mate (ou à queda de seta, talvez a minha). Aí comecei a ver que com 31. Ta3 eu não precisava jogar para empatar: se Dxb2 32.Ch6 Rh8 33.Cf7 Rg8 34. De6! ganhando. E se 31...De3 eu ganho a qualidade. Portanto Ta3! A partir daqui entramos num ping. Com mais dez minutos eu provavelmente veria que 40.bxa6 ganhava. Com menos de 5 min eu só não via exatamente como...
42...Cd7 deveria ser suficiente para empatar, ou mesmo 42...Cc6. 44.Cd7 foi uma conclusão injusta para a partida, porem essa é uma competição curta em que quase que só a vitória interessa. E, mais uma vez o resultado decidiu-se basicamente no apuro de tempo (fato que seria minorado com a utilização do relógio digital que foi vetado pela maioria dos jogadores no início do torneio e volto a falar sobre isso em breve).



Play chess online!

Um comentário:

Anônimo disse...

Partida agressiva !! Coisa de cinema. E para resumir tudo isso só tem 2 palavras: Xeque e Mate !

Abraço

Edson