19 de dez. de 2008

54 Catarinense Absoluto

5a rodada

Agora já estamos na reta final. Um pequeno grupo de jogadores esperando uma vacilada do líder, o que acabou acontecendo. Disconzi empatou com Godois! Eu consegui ganhar do Sperb novamente no ping e Bambino ganhou do Haroldo.
A partida com o Sperb (de verde na foto) foi produto de uma tática algo arriscada. O famoso pagar pra ver. Mal-comparando é algo que o Korchnoi fazia com frequência: aceitava os sacrifícios de peão e em seguida defendia-se como um leão pondo em cheque a técnica e os nervos do adversário. Resolvi fazer algo parecido, Eu havia analisado recentemente uma posição parecida com o Nilo Feliciano e sabia que era possível aceitar o sacrifício desde que me dispusesse a devolver o material quando fosse necessário. Se ele aceita a devolução o ataque desaparece e eu tenho ligeira vantagem no final.
Quando entramos no ping nào creio que houvesse possibilidade de vitória para nenhum dos lados exceto por erro. Felizmente quem errou foi ele.






A posição em que o Sperb errou foi algo como no diagrama abaixo. Seguiu 1.Bxg6+ Rf8 2.Rf6 ganhando. Não tem como evitar a coroação do peão.

Um comentário:

Marcelo disse...

Silvio,
Parabéns pelo Blog! Está muito interessante, os comentários são inteligíveis, e a cobertura da final do catarinense ficou ótima! Gostaria de entrar em contato contigo para lhe fazer um convite, mas me dei conta de que não tenho nem seu telefone, nem email. Lembro que você me deu o endereço eletrônico na final, mas não sei onde coloquei.
Meu email é marcelopomar@hotmail.com
Se possível, entre em contato comigo.
Grande abraço,
Marcelo Pomar.