18 de mai. de 2009

Longa jornada noite adentro...


Talvez por baixo da minha declarada paixão pela democracia exista uma tênue admiração pela monarquia, ou então pode ser a minha ojeriza pelas injustiças, mas, o fato é que eu tenho uma enorme simpatia pelas manobras feitas com o Rei.

Quase sempre que alguém fala sobre o valor relativo das peças deixa o Rei de lado , como se fosse uma boneca de porcelana que se sair fora da redoma corre o risco de quebrar. Alguns professores até se recusam a avaliar a força do Rei sob o argumento que ele não pode ser trocado por outra peça. E não é disso que estamos falando. O que interessa é avaliar o potencial agressivo de um Rei comparado com outras peças.

E, na verdade, o Rei é uma peça extremamente forte, principalmente a curta distância. Enquanto o Rei ataca 8 casas vizinhas a ele, o Bispo ou a Torre só atacam 4.

Nesta partida, depois de demostrar uma tremenda insegurança em um final de cavalos e apurar-me no tempo (apesar de usar o relógio digital com incremento de 30s por lance) consegui, graças a uma extraordinária manobra de Rei a partir do lance 38. ...Rd6, e com pouco minutos no relógio, entrar em um final de Rei e Dama contra Rei, Dama e Peão que eu sabia empatado desde que mantivesse meu Rei em a1, a2 para não dar chances às brancas de trocarem as damas.

Essa manobra de Rei é o que motivou esse post. O Rei dá um a enorme volta no tabuleiro para capturar dois peões em ala opostas de forma que as pretas também conseguem coroar seu peão. Vale à pena olhar isso.

Tudo isso funcionou bem até que o Herman Cláudius, meu adversário, percebeu e advertiu o Juiz que apesar de eu apertar o relógio, meu tempo não parou de funcionar. E eu saí de 4 min para menos de 1 min. Apesar disso o juiz me deixou com puco mais de 1 min.

No finalzinho, com pouco tempo e cansado, depois de mais de 5 horas de partida, cometi o erro fatal fatal e permiti a troca de Damas.



Play chess online!




Atendendo à sugestão (excelente) do André Capiberibe segue a partida do Short x Timman



Play chess online!

4 comentários:

Unknown disse...

Salve, caro Silvio, e demais amigos amantes da arte de Caísa!
Para se ter uma noção da força que um monarca pode ter, aconselho que observem a partida Short x Timman, em Tilburg 1991. Vale a pena!
Cordialmente, André Capiberibe.

lola aronovich disse...

Tá louco! Sobre essa partida do Short, eu nunca vi um rei sair andando pelo tabuleiro no meio jogo, com tantas peças perigosas por perto... Ótimo! Vou fazer isso no meu próximo jogo!

Edson disse...

Nossa !! A partir de agora meu repertório será somente 1. e4 seguido de 2. Re2 heheeeee

Abraço a todos

Edson

lola aronovich disse...

Pois é, Edson! Acho que o Silvinho vai ter que fazer um post alertando sobre os perigos de sair com o rei, porque depois dessa partida do Short, é só e4 e Re2 pra mim também!