16 de jan. de 2010

Corus 2010 - 1st round












Corus 2010 - 1a rodada

Wijk aan Zee, Holanda. Começa o tradicional e fortíssimo torneio de Corus. Detalhes do torneio e partidas ao vivo podem ser vistos aqui.

Fotos acima: Anna Muzychuk, Jan Smeets, Vladimir Kramnik and Magnus Carlsen.

Quase todas as partidas empataram mas o resultado não reflete a luta que ocorreu na maior parte das partidas. É admirável a capacidade defensiva dos jogadores atuais. Bem mais que a capacidade de atacar.

Anand, de pretas,bem cedo sacrificou um peão contra Karjakin, para enfraquecer o roque e entrar com suas peças pesadas (Torre e Dama). O russo, com muito bom senso, devolveu o peão para nãolevar mate e trocar as peças. A partida terminou em um final de Damas em que Anand tinha um peão a mais mas sem chance de vencer.

Kramnik segue fiel ao seu principio de empatar de brancas e ganhar de pretas. Hoje foi de pretas contra Domingues.

Van Welly ganhou de Short em uma partida em que seu cavalo era melhor que o bispo mau do Iinglês.

Carlsen ganhou um peão na abertura, contra Tviakov, mas teve que devolver em seguida e logo acordaram em tablas.

Caruana segurou Ivanchuck que sacrificou uma peça por 3 peões.

Leko acaba de perder uma partida espetacular para Shirov. Certamente errou em algum ponto já que, apesar da qualidade a menos, parecia que o empate estava sempre ao alcance.

Na partida Ni e LÁmi está havendo o maior esperneio da rodada graças a um peão branco em h7 que cisma em não cair.

O final entre Naiditsh e So remete a um tema bem difícil entre T+P x B+P. Aconteceu entre Mequinho e Kasinsanov algum tempo atrás.

A mais velha das irmãs Muzichuck empatou contra Akobian. Bem, tem muita partida pra acompanhar. Vale a pena dar uma olhadinha.

Até mais

Nenhum comentário: