9 de jan. de 2010

World Team Championship - 5th round

Mundial por Equipes - 5a rodada

O Brasil hoje está enfrentando a Grécia com sua equipe principal. Vamos ver se hoje, de brancas, o Giovanni faz as pazes com a vitória.

Brasil 1 x 3 Grécia

Giovanni (2660) 1/2 x 1/2 Kotronias (2599)
Rafael (2620) 1/2 x 1/2 Papaioannou (2625)
Fier (2601) 0 x 1 Banikas (2602)
Milos (2618) 0 x 1 Halkias (2566)

E o match mais esperado é Israel x EUA que tem em seu 4o tab a jovem sensação, de apenas 15 anos, Ray Robson que acabou de conseguir seu título de GM.

Assim que eu conseguir acessar o site mando informações. E depois, não vamos esquecer as divertidas cronicanálises do Disconzi.

12:43
O Fier, jogando e4, já está numa posição estranha como ele gosta, com os dois lados atacando. Olhando bem rápido (e lembrando que nào estou usando nenhum programa), não parece muito bem. Apos ...Dxc1 se Cf1 Cc5 Dc4 d2.

Gelfand e Nakamura tá a maior pelada. Milos e Leitào solidos como sempre

12:56
Fier está numa posiçõ difícil. Se adversário tem perpétuo ou pode jogar para ganhar. Vamos ver. Giovanni também está inferior.
Nakamura está tentando atropelar o Gelfand.

13:06
E o grego joga para ganhar. Sacrificou uma peça mas deve ganhar a Dama.
Nakamura já ganhou a qualidade e segue atacando Gelfand. Será qque ninguém vai separar esses dois?
13:12
Nakamura tem uma peça a maise Gelfand deve abandonar logo. O americano não gastou nem 20 min contra quas 80 min de Gelfand que, lembremos, acabou de ganhar a World Cup.

13:45
Giovanni melhorou um pouquinho a posição e Fier está perdido. Agora é a hora do Milos e do Rafael garantirem os pontos.
Gelfand abandonou.
Na posição abaixo (Fier de Brancas) o grego jogou 1...d2 se agora 2.Txf8 Rh7 3. Da4 De4 deve ser suficiente para ganhar. O Fier ainda tentou um golpe: 2. Da4 Bc6 3.Txf8 Rxf8 4. Ce6+! mas seguiu 4. Rg8! ganhando uma peça. Se 5.Dxf4 d1=D+ e6... fxe6-+


Leitão empatou e Giovanni também. Fier abandonou e novamente, para desespero do Alfeu, o resultado depende do Milos.
A posição abaixo é da partida do Milos (de pretas) após o lance 40...Ra8. Agora as brancas tem 28 min e as pretas 31 para finalizar a partida. É a hora do Milos, mesmo não ganhando, mostrar toda a sua técnica .



As pretas tem peòes dos dois lados do tabuleiro, o que favorece o Bispo. Dá pra fazer um peào passado na ala do rei e manter os peões centrais sob controle, atacando e4 ou atacando d4 (impedindo o avan.co do peào e3. O cavalo também não tem vida fácil. Faltam pontos de apoio no centro. O grande alvo das brancas é o peão de c6. Vamos ver o que o Milos faz contra Da4.

Infelizmente o Milos levou um golpe no final e perdeu uma peça. Valeu a tentativa. Nada de desanimar que o objetivo era conseguir uma boa classificação. Ainda é.

Agora é tentar descontrair um pouco, botar a cabeça no travesseiro e esquecer o resultado de hoje. Se jogar de cabeça na neve tambem deve ajudar a esfriar a cabeça. Um pouquinho de Disconzi talvez melhore o astral.

4 comentários:

Edson disse...

Acho que o Nakamura olhou aquele monte de neve, puto da vida, resolveu descontar no Gelfand. Meteu uma enxurrada de peões e depois deu uns coices em g2 e e1 que estou até agora tentando entender o que aconteceu.

E vamos torcendo para o Brasil !!!

Edson disse...

Acho que o Fier ficou inferior muito rápido para uma abertura bastante conhecida por GMs.

Alfeu Junior Varela Bueno disse...

hehe, depois de 43. ... c5 Milos algo melhor!! Vamos lá, agora pelo menos creio que ele não querer empatar sem jogar, afinal só sobrou ele hehe

Unknown disse...

É claro que o Milos ia perder essa! O grego escondeu o Rei!