11 de jan. de 2010

World Team Championship - 7th round

Mundial por Equipes - 7a rodada

E quando a gente pensa que já dá pra descnsar cai o Azerbaidjão no nosso colo.

Brasil o,5 x Azerbaidjão 3,5

Giovanni(2660) 0 x 1 Radjabov(2733)
Fier (2601) 0,5 x o,5 Guseinov (2614)
Milos (2618) 0 x 1 Mamedjarov (2741)
Diamant (2495) 0 x 1 Mamedov (2640)

As partidas podem ser vistas aqui.


Como eu tive alguns compromissos hoje de manhã (estou preparando minha mudança de Joinville para Fortaleza) só liguei o computador agora (17:00h). A vantagem foi não ter sofrido muito pois o match já tinha acabado. O Brasil perdeu hoje de 3,5 a 0,5. Enquanto nós estamos querendo que o torneio acabe logo pra acabar esse pesadelo, os caras querem mais é alcançar os líderes e ganhar o torneio. Azar nosso.

O Radjabov (hoje no 1o tab), de pretas, sacrificou um Bispo em 18 lances. Ganhou em 35, sem dar chances. Fier conseguiu um bom empate jogando uma Dragão.

Milos conseguiu uma posição equilibrada que, acreddito, em outras circunstâncias empataria. A obrigação de ganhar (afinal o Alfeu está de olho) o levou a enfraquecer sua posiçào, o que conra um jogador como o Mamedjarov é fatal. E Diamant nào teve muita chance no 4o tabuleiro.

Confesso que não está fácil fingir que está tudo bem. Não está. Essa é certamente a nossa equipe mais forte, em uma de suas melhores fases. Só que o resultado está muito abaixo da linha d'água. Só não podemos culpar os jogadores que, sem dúvida, estão se esforçando. Talvez a nossa espectativa como torcida tenha contaminado a performance deles.Eu já passei por isso e dá uma vergonha enorme, ainda mais em rede nacional.

E vamos ver o que o Disconzi trouxe pra gente.

PS: eu estou há algumas rodadas esperando uma vitória pra fazer uma piadinha que está, a cada dia se tornando de mais mal gosto. Corro o risco de não poder dize-la mais se não for agora, portanto me perdoem.

"vamos lá gente, caprichem que ainda dá pra ficar entre os dez."

5 comentários:

William disse...

Olá Silvio, sempre passo aqui em seu blog para apreciar suas partidas e suas estórias. Como capivara sou, tento aprender com os mestres como você. É verdade que é um pouco frustante ver o Brasil perder os matchs, mas, o grande problema é o nível do torneio, recheado de grandes jogadores. Mas, a partida do Vescovi era ponto para as brancas na mão de um jogador com maior habilidade defensiva. Jogar 24. Tfe1 foi fatal, era correto 24. De3 Dxe3 (24...Bd4 25. Dxd4 Tg8 26. Tf2 e3 27. Bh5+! +- Acho que esse o Vescovi não viu e eu não encontraria nem o 24...Bd4, mas, o Fritz, esse acha! hehehe) 25. Cxe3 Bxc3 26. bxc3 += e se não ganhar, ao menos é tablas...

Edson disse...

Agora o negócio é destruir a turquia para pelo menos não ficar em último.
E contra a India as expectativas não são lá grande coisas também. Os caras acham que são Anand.

Silvio Cunha Pereira disse...

Hummm, Turquia são esses que acabaram de ganhar de Israel?

loyoladesa disse...

Olá Silvio, a última partida do Vescovi foi Sensacional, lógico que como torcedores queriamos que eles fossem lá e ganhassem todas, a la Fischer. Acredito que com mais tempo e experiencia vamos poder ter isso mas com a la Fier. As partidas dele são sempre sinônimo de emoção, até para ele empatar tem que ser com emoção.

Edson disse...

Se os nossos GMs não ganharem desses MIs da Turquia, podem pendurar as chuteiras, quero dizer, os tabuleiros.