27 de nov. de 2011

XVI Memorial Capablanca - 2011

Um olho no peixe e outro no gato!

Sexta feira, dia 25 de novembro, encerrou-se a XXVI edição do tradicional e, provavelmente, o mais badalado torneio do Norte  e Nordeste. Pelo menos é o que sempre senti antes de vir morar aqui em Fortaleza.

Este ano eu fui o Campeão e o Iung o 2o lugar, invertendo as colocações do ano passado.

Trata-se de um torneio fechado promovido principalmente pelo BNB (Banco do Nordeste do Brasil) que tem em sua sede, até onde eu sei, o único clube de xadrez de Fortaleza (conduzido por Miranda Leão e Silvio Lucena).

Miranda Leão é o grande responsável por esse torneio, ao longo dos últimos 26 anos, sempre iniciando em 19 de novembro, data de nascimento do campeão mundial cubano José Raul Capablanca.

Este ano o torneio contou com a participação especial do MF Iack Macedo, MF Marco Asfora e  MF Carlos Henrique Pinto. Os outros titulados foram MF Iung Alicio e eu, MF Silvio Cunha Pereira.

Os outros jogadores apesar de não serem titulados são igualmente fortes como os ex campeões cearenses Fred Saboya e Silvio Lucena. A grande surpresa veio do maranhão, na pele de um cearense radicado em Imperatriz, Marcelo Cunha.

Apesar de ter feito 5 pontos nas 5 primeiras rodadas perdi a 6a para Iack e a sétima rodada iniciou comigo (enfrentando Pedro Neto) na mesa 2 e Iung com 5 pontos (contra Iack, 4,5 pontos) na mesa 1. Desde o começo tivemos que jogar 2 partidas simultaneamente, pois se o Iung ganha eu tenho que ganhar, pois tenho melhor desempate. Se eu empato o Iung tem que ganhar e se eu perco o Iack tem que ganhar. Tudo isso para ser campeão.

Como as mesas ficavam lado a lado nào tinha como não espiar a partida alheia. Assim que eu ganhei um peào do Pedro Neto o Iung e o Iack empataram e eu preferi garantir o título empatando também a minha partida.

A classificação final do torneio pode ser vistos aqui. Vária partidas foram muito interessantes e algumas situações altamente instrutivas como o Matheus enfrentando apuros de tempo crônicos e jogadores desacostumados a jogar com relógio digital. As partidas merecem uma boa olhada.

a seguir algumas de minhas partidas com alguns comentários:



Play online chess


Play online chess

Play chess online

2 comentários:

Rewbenio Frota disse...

Parabébs Mestre Silvio, você foi convincente mais uma vez! Espero vê-lo por aqui por Natal num desses torneios em breve. Gde abraço

Rubens disse...

Parabéns pelo grande torneio, professor! Estava acompanhando e torcendo.