Hoje começa o II Aberto do Brasil Taça Cidade de Fortaleza , mais conhecido como "o Aberto". E Fortaleza torna-se o palco dos mais variados encontros sob o pretexto de jogar xadrez: ex alunos com professores, amigos que há tempos não se veem, enxadristas que daqui saíram há muito e, até mesmo, jogadores com o xadrez. Como já disse o poetinha, o xadrez é a arte do reencontro embora haja tanto desencontro no xadrez...
A primeira rodada é extremamente importante pois é imediatamente antes dela que temos tempo de rever os amigos (depois fica bem mais difícil). Grandes Mestres estarão por aqui tratando de xadrez e política (eleições a vista!). Mestres enormes, como o Limp que, como o baterista dos Stones, sempre dá uma passada incógnita por aqui, os sempre aguardados como o Sadi Dumont, encarregados de dar brilho a toda competição que participem. E também as esperadas participações dos cearenses liderados pelo Iung (Silvio Lucena, Matheus, etc).
Não se pode deixar de destacar a participação especial da própria cidade de Fortaleza, uma das mais belas de todo o Brasil.
Todo esse espetáculo deve ser creditado ao árbitro e incentivador do xadrez Ari Maia que mesmo morando em Brasilia não deixa de nos brindar com essas belas competições aqui em Fortaleza. E que merece nossos aplausos pela eficiência com que divulgou o torneio: desde novembro de 2011 já estava na internet. Premiação alta para os padrões do xadrez aqui no Brasil (e espero que passe a ser um novo patamar inferior) folder preciso e claro, com horários e endereços completos (às vezes não se diz nem mesmo o estado ou a cidade onde vai acontecer). Quem sabe o ano que vem o torneio não possa ser em 9 rodadas o que permitiria até norma de MI e GMI?
Parabéns Ari e obrigado.
E, para quem não puder jogar ou acompanhar de perto, os novos tempos trazem notícias fresquinhas através dos blogs e do site oficial.
Bem vindos todos a Fortaleza!
Patativa do Assaré, maior poeta popular do Ceará. |
4 comentários:
Olá! Sempre quis ter paciência pra jogar xadrez, mas acho que requer além deste outros dons que não possuo. Hehe.
Posso só dar uma dica?
O amarelo das letras fica difícil de ler no fundo preto. :/
Abraço
Um dia eu vou conhecer este pais e todas as suas maravilhas. Um dia eu vou. Juro que vou
Postar um comentário