5 de abr. de 2012

Aberto de Fortaleza - 2012






Hoje começa o II Aberto do Brasil Taça Cidade de Fortaleza , mais conhecido como "o Aberto". E Fortaleza torna-se o palco dos mais variados encontros sob o pretexto de jogar xadrez: ex alunos com professores, amigos que há tempos não se veem, enxadristas que daqui saíram há muito e, até mesmo,  jogadores com o xadrez. Como já disse o poetinha, o xadrez é a arte do reencontro embora haja tanto desencontro no xadrez...

A primeira rodada é extremamente importante pois é imediatamente antes dela que temos tempo de rever os amigos (depois fica bem mais difícil). Grandes Mestres estarão por aqui tratando de xadrez e política (eleições a vista!). Mestres enormes, como o Limp que, como o baterista dos Stones, sempre dá uma passada incógnita por aqui, os sempre aguardados como  o Sadi Dumont, encarregados de dar brilho a toda competição que participem. E também as esperadas participações dos cearenses liderados pelo Iung (Silvio Lucena, Matheus,  etc).

Não se pode deixar de destacar a participação especial da própria cidade de Fortaleza, uma das mais belas  de todo o  Brasil.

Todo esse espetáculo deve ser creditado ao árbitro e incentivador do xadrez Ari Maia que mesmo morando em Brasilia não deixa de nos brindar com essas belas competições aqui em Fortaleza. E que merece nossos aplausos pela eficiência com que divulgou o torneio: desde novembro de 2011 já estava na internet. Premiação alta para os padrões do xadrez aqui no Brasil (e espero que passe a ser um novo patamar inferior) folder preciso e claro, com horários e endereços completos (às vezes não se diz nem mesmo o estado ou a cidade onde vai acontecer). Quem sabe o ano que vem o torneio não possa ser em 9 rodadas o que permitiria até norma de MI e GMI?

Parabéns Ari e obrigado.

E, para quem não puder jogar ou acompanhar de perto, os novos tempos trazem notícias fresquinhas através dos blogs e do site oficial.

Bem vindos todos a Fortaleza!
Patativa do Assaré, maior poeta popular do Ceará.

4 comentários:

Lyzze disse...

Olá! Sempre quis ter paciência pra jogar xadrez, mas acho que requer além deste outros dons que não possuo. Hehe.
Posso só dar uma dica?
O amarelo das letras fica difícil de ler no fundo preto. :/
Abraço

apessoa disse...

Um dia eu vou conhecer este pais e todas as suas maravilhas. Um dia eu vou. Juro que vou

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.