28 de dez. de 2011

Enquanto Isso, no Ceará...

Leone Moreno - Bi-Campeão Cearense
  foto de http://capivarando.blogspot.com,

Classsificação
rating
(3,1,0)
 (1, ½, 0)
1o Lucas Leone Moreno
2195
15
5,5
2o Xavier Da Silva Nazareno
2130
14
5,0
3o Ribeiro Matheus
2121
12
4,5
4o Brandao Marcius Gomes
2036
10
3,5
5o Lima Jose Sampaio De
2018
10
3,5
6o Amorim Daniel Madson
2168
7
2,5
7o Santos Antonio Inacio Dos
2047
7
2,5
8o Amorim Marcio Felipe
2097
3
1,0

Maracanaú, cidade próxima a Fortaleza (pouco mais de 20Km), sediou a final do Campeonato Cearense Absoluto de 2011. Essa final coroou o primeiro ano de mandato de Nailton Marques à frente da Federação  Cearense de Xadrez. E em grande estilo.

O torneio teve uma premiação de R$ 4000,00, todos os finalistas tiveram a hospedagem paga pela FCX e foi realizado em um shopping center, o PONTO SHOPPING, que, pelo que fui informado, não só disponibilizou o espaço  mas ajudou a cuidar de todos os detalhes para que a competição ocorresse sem maiores transtornos, chegando até a abrir suas instalações em horários em que o shopping não funciona normalmente. Aqui devo abrir parenteses: a FCX teve a brilhante idéia de organizar um torneio aberto no mesmo fim de semana com premiação de R$ 2000,00 , o que, certamente, coloriu o ambiente do torneio. O torneio teve 40 jogadores e Tiago Quindere, de Maracanaú foi o vencedor.

Voltando à final: aproveitando essas mudanças, o torneio foi feito pelo sistema shuring (todos contra todos) e contagem diferenciada dos pontos (3,1,0) igual ao adotado em Londres recentemente. A idéia é diminuir o número de empates (sem jogar) valorizando as vitórias. Toda rodada uma das partidas era transmitida ao vivo. Palmas para a organização. E por falar em organização, a arbitragem esteve com o Moezio Nunes e a direção foi de Anderson Mauro. Há que se destacar as figuras incansáveis de Marcius Brandão e de Matheus Cavalcante que foram grandes responsáveis pela realizaçào do torneio.

Mas para não dizer que só falei de flores, um ponto me chamou bastante a tenção, de forma negativa: jogar às 8h (da manhã).  Espero que tenham tido um bom motivo.


Leone Moreno foi o Campeão indiscutível sendo ameaçado apenas pelo Nazareno que terminou em 2o lugar. Os detalhes do torneio incluindo as partidas podem ser vistos aqui, aqui ou aqui

Uma partida que achei muito interessante foi a dança dos bispos na partida entre Sampaio e Nazareno.


Play online chess





5 comentários:

Marcius Brandão disse...

Particularmente detesto jogar pela manhã, seja qual for o horario. A final teve que ter este horario para evitar o horário de almoço do shopping (11:45 as 13:00).

Silvio Cunha Pereira disse...

Imaginei isso mas o torneio aberto teve rodadas à noite. Afinal, qual foi a impressào de jogar num local aberto como um shopping?

Marcelo disse...

Fischer era um "later night" (acho que é assim que se escreve) - dormia tarde e acordava tarde, também não gostava de jogar pela manhã. No primeiro match que jogou com o Reshevsk, patrocinado por um influente casal na sociedade da época, o Fischer arrumou uma grande confusão, foi mais ou menos assim: o match estava empatado, salvao engano por 6 a 6, os organizadores resolveram antecipar o horário da próxima partida, Fischer não apareceu, tudo ficou pronto para outra partida, Fischer também não compareceu, e ainda escreveu uma carta com várias reclamações contudentes, e o match ficou inacabado. Parece que o horário pela manhã, de uma maneira geral, não é bem quisto pelos xadrezistas, eu particularmente gosto mais da tarde, e depois das 16:00! Parabéns aos organizadores e jogadores do Campenato Cearense 2011!!

Marcius Brandão disse...

Fiz esta mesma pergunta aos jogadores. O que eles acharam de jogar no Shopping? Todos reclamaram um pouco do calor e de pouca água!! Ninguém falou de barulho! Eu particularmente , depois que "entrava" na patida não ouvia mais nada! Outro ponto unânime entres os jogadores : "Quando será o próximo?"!

Silvio Cunha Pereira disse...

É bom para desmistificar um pouco essa aura sobre os torneios de xadrez. É claro que queremos o maior silêncio possível, mas nem sempre isso é possível, seja lá qual for o torneio. Lembre que o Anand disse que durante o match com o Kasparov, em Nova York, emque jogaram em uma sala de vidro "à prova de som" nào só o ruído dos turistas que passavam por ali era perfeitamente audíveis como até as análises feitas próximo dalí, pela organizaçào. Como curiosidade ele nào fez um lance por ter ouvido quando o Seirawan sugeriu ser ganhador. Mas o Kasparov (por também ter ouvido) ao terminar a partida disse que o lance nào ganhava...